O ser humano e seu impacto sobre o ambiente - Biologia
O que são os impactos ambientais? O Impacto Ambiental é a relação do homem com o meio ambiente, é o desequilíbrio provocado por ele. Os fenômenos naturais como tempestades, enchentes, terremotos e outros, apesar de provocar alterações não caracterizam um impacto ambiental.
A cada dia que passa vemos que os problemas ambientais tem aumentado mais e mais. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. Problemas como a poluição, o aquecimento global, a degradação da biodiversidade, entre outros. Problemas que nós sabemos que são causados pelo homem, problemas que sabemos que se não conseguirmos soluções para que isso mude logo, afetará o futuro do nosso planeta.
A camada de ozônio é uma "capa" desse gás que envolve a terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à terra fica sensivelmente maior, gerando além de doenças como o câncer de pele, o aquecimento global.
Este aquecimento global está ocorrendo justamente pelo aumento da emissão de gases poluentes, (gases poluentes são aqueles produzidos, principalmente, pela queima de: combustíveis fósseis (gasolina e óleo diesel), resíduos orgânicos (lixos) e vegetação florestal.)
Um problema gera outro! Podemos identificar isso também nas queimas de vegetação florestal e no desmatamento, que é um dos maiores problemas atuais, porque os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera, como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global.
Isso nada