O segredo da Toyota
A organização automobilística Toyota vai muito além do que seja denominada uma montadora de carros. Planejar, produzir e vender milhões de carros anualmente não é uma atividade simples, é preciso uma dedicação e cuidado com o sistema de produção como um todo, cuidar do bem estar do funcionário, da qualidade dos produtos, da relação com os sócios e com o mercado consumidor são de fundamental importância para está organização, e por isso toma como principio o “respeito ao próximo”.
Está multinacional começou com Sakichi Toyoda, por meio da sua insatisfação com os teares que sua mãe usava no trabalho. Após perceber o esforço desnecessário que era realizado por ela e por suas companheiras de serviço, e a quantidade de material que era desperdiçado durante a produção têxtil, Toyoda decidiu aperfeiçoar o instrumento de trabalho, mas com o passar do tempo isso não o satisfez mais, então ele começou a sua busca pelo novo, a desenvolver novos teares. Sakichi passou a ganhar muito dinheiro, e isso fez com que ele viajasse muito, em busca de novas fontes para melhorar a sua indústria ( Toyoda Loom Works) e satisfazer os seus funcionários, que para ele também possuíam o direito de se sentir realizado no desempenho das suas atividades.
Sakichi Toyoda desejava que seu filho Kiichiro Toyoda estudasse para dar continuidade na indústria, assim, ele mandou seu filho para a Europa, com o objetivo de estudar e analisar a organização do sistema de produção ocidental, e foi isso que o jovem fez, entretanto seu interesse pelo ramo automobilístico prevaleceu, e mais tarde ele e o pai decidiram por vender a industrial têxtil para dar início a Toyota Motor Company Ltd. Eles começaram produzindo carros populares usando uma mescla de peças e designer de outros veículos já existente, mas que fossem de fácil acesso e tivessem um bom desempenho. A indústria foi crescendo e se expandiu para os EUA, e em poucos anos tinha produtos em diversos países.