Processo social e Contato social
Processo social é qualquer mudança ou interação social em que é possível destacar uma qualidade ou direção contínua ou constante, produz aproximação (cooperação, acomodação, assimilação) ou afastamento (competição, conflito).
Contato social são as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas, uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais.
2 – O que é interação?
É a forma como as pessoas interagem no dia a dia, como uma pessoa está inserido em vários grupos, existem varias formas das pessoas se relacionarem, estas relações são chamadas de interações sociais.
3 – O que é importante no contato social?
O aspecto social do contato está baseado na comunicação, ou seja, uma sociedade não consegue se manter sem uma comunicação favorável, o contato social é indispensável para uma boa sociedade.
4 – Estabeleça a diferença entre os diversos tipos de contatos.
Diretos: Ocorrem por meio da percepção física.
Indiretos: Realizados através de intermediários ou meios técnicos de comunicação (Telefone, carta, telegrama, rádio, telex, periódicos, livros e outros).
Voluntários: São contatos sociais derivados da vontade própria dos indivíduos, de maneira espontânea, sem coação. Opõem-se contatos involuntários, que derivam da imposição de uma das partes sobre a outra.
Com o passado: Tem por finalidade a transmissão da herança social através do estudo histórico ou do intercambio com gerações vivas, cuja finalidade é acolher ideias ou atitudes de outros grupos, dando origem a um processo de mobilidade e mudança.