CONCEITO BASICO PARA COMPREENSAO DA VIDA SOCIAL
Aristóteles tinha razão ao afirmar: "O homem é por natureza um animal social". A vida em grupo e uma exigência da natureza humana. O homem tem necessidade dos seus semelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espécie e para realizar-se plenamente como pessoa.
A sociabilidade, a tendência natural para viver em sociedade, é desenvolvida através do processo de socialização. Este é um processo social global, através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos do grupo. Participando da vida em sociedade, aprendendo suas normas, valores e costumes, o indivíduo está se socializando. Quanto mais adequada a socialização do indivíduo, mais perfeitamente sociável ela se torna.
O isolamento social é a ausência de contatos sociais. Existem mecanismos que reforça o isolamento social. Entre eles estão as atitudes de ordem social e as de ordem individual. Entre as de ordem social temos os vários tipos de preconceitos (de cor, de região, de sexo, etc.)
Como atitude de ordem individual que reforça o isolamento social podemos citar a timidez. O sociólogo Karl Mammheim considera que a timidez, o preconceito e a desconfiança são capazes de produzir um isolamento parcial semelhante ao ocasionado pelos defeitos físicos.
2. CONTATOS SOCIAIS
Ao dar uma aula, o professor entra em contato com seus alunos; o cliente e o vendedor de uma loja estabelecem contato na hora da venda de uma mercadoria; dois irmãos conversando também estabelecem um contato social. O contato social é a base da vida social. É o passe inicial para que ocorra qualquer associação humana. Os contatos sociais podem ser:
• Primários: São os contatos pessoais, diretos, face a face, e que têm uma base emocional, pois as pessoas neles envolvidas compartilham suas experiências individuais. São exemplos característicos de contatos sociais primários os que ocorrem na família entre pais e filhos, entre