Contatos sociais ( introdução , desenvolvimento , conclusão e resumo )
.
Iremos abordar sucintamente os contatos existentes entre as pessoas em um meio social (sociedade) que são chamados de ¨Contatos Sociais¨. Descreveremos também os dois principais tipos de contatos sociais, o primário e o secundário. Além de discutirmos a importância desse grande interagimento social.
O contato social está na origem da nossa vida, no convívio em sociedade, tanto na vida dos humanos quanto na dos animais. É o primeiro processo necessário para que haja qualquer tipo de interação na sociedade. Por meio desse processo, as pessoas estabelecem as relações sociais, formando vínculos de identidade e formas de comportamentos que são as bases da constituição dos grupos sociais e de toda a sociedade.
O homem se humaniza por meio dos contatos sociais, estes se dão de formas variadas e impactam sobre a formação da personalidade do indivíduo. Podemos definir contatos sociais como as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas. Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um "bom-dia" ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir às relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.
Podemos dividir os contatos sociais em basicamente dois tipos:
Contatos Primários
Estes estão relacionados aos contatos de base emocional e pessoal. Os contatos sociais primários se caracterizam por serem pessoais diretos e com uma forte influência emotiva. Estes são os primeiros tipos de contatos que as pessoas estabelecem, originados das relações entre pais e filhos, irmãos, amigos, etc.
Contatos Secundários
Trata-se dos contatos impessoais e formais. Os contatos sociais secundários se diferenciam dos primários pelo fato de serem calculados, racionais e sem influências emotivas. Quando alguém vai comprar pão, por exemplo, a pessoa já sabe que vai haver um vendedor ali e que terá que se comunicar com ele. Essa comunicação, extremamente racional, breve,