metodologia da pesquisa
Artigos científicos exigem, além do desenvolvimento do conteúdo (o núcleo duro do trabalho, por assim dizer), componentes tais como o resumo, introdução e conclusão. Ocorre, com relativa frequência, uma confusão entre as finalidades de cada uma dessas partes. Não é raro, por exemplo, ler conclusões que mais parecem resumos ou, ainda, introduções que já apresentam os resultados, o que deveria vir assinalado brevemente no resumo e mais detalhadamente nas considerações finais do artigo.
Desta forma, para guiar o leitor no momento de redação destes tópicos, propomos o quadro acima, que estabelece um comparativo entre os aspectos conceituais e formais de cada um destes elementos do artigo científico.
Postado por José Artur Teixeira Gonçalves às 22:19 2 comentários: Links para esta postagem
Marcadores: artigo, conclusão, introdução, resumo segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Técnica para grifar texto
Já fiz um post sobre a importância de grifar as partes importantes do texto para uma melhor compreensão da mensagem do autor. Mas, como 'uma-imagem-vale-mais-do-que-mil-palavras', vai uma ilustração bem humorada que exemplifica o que acontece quando grifamos indiscriminadamente:
Isto acontece, geralmente, porque temos o ímpeto de grifar tudo aquilo que nos parece importante em uma primeira leitura. O recomendado é ler primeiro o texto de uma vez, identificando os pontos importantes e, depois, grifá-los.
Postado por José Artur Teixeira Gonçalves às 15:55 2 comentários: Links para esta postagem
Marcadores: fichamento, leitura sábado, 12 de novembro de 2011
Difereciando projeto e monografia
Uma dúvida não incomum entre os estudantes diz respeito à diferença entre projeto de pesquisa e monografia. Embora o blog já traga textos mais detalhadas sobre cada uma destas modalidades de trabalho científico, podemos traçar um pequeno quadro orientativo, procurando esclarecer as diferenças mais fundamentais:
Em outras