Relatorio de macrografia
l - INTRODUÇÃO
O objetivo do ensaio de micrografía é a observação da superfície que além de estimar características do comportamento mecânico que sejam sabidamente associadas à natureza das fases presentes, permite que se obtenham informações quanto ao processo de fabricação de peças metálicas no que pode ser útil em inspeção e controle de qualidade do material, pode igualmente fornecer subsídios para estabelecer causas que levam as peças a falharem em serviço.
O termo micrografía se aplica quando a observação da superfície da amostra se faz com grande aumento por intermédio de um microscópio especial que opera com luz refletida.
2 - PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS METALOGRÁFIAS PARA MICROGRAFIA
De uma forma geral, a preparação de amostras metalográficas é uma arte e as técnicas tendem a variar de um laboratório para outro. As variações nos procedimentos podem ser também necessárias, dependendo da natureza do metal a ser examinado, visto que os metais variam amplamente em dureza e estrutura. Entretanto, as operações básicas tendem a ser similares.
Primeiramente devemos retirar uma pequena amostra e preparar uma superfície plana apropriada em um dos lados dessa amostra, através de corte e esmerilhamento. Para o conveniente manuseio e sustentação durante as etapas subseqüentes de preparação da superfície, devemos montar a amostra em um pequeno disco plástico (cerca de 25 mm de diâmetro e 12 mm de espessura), com a superfície da amostra a ser polida exposta em um dos lados do disco, como mostra a Fig. l.
[pic]
FIGURA l - Amostra metalográfica
Uma técnica de moldar esse disco consiste primeiramente em colocar a amostra dentro de um molde anular e então despejar resina epóxi liquida até preenchê-lo. A resina endurece em algumas horas, produzindo um material resistente para facilitar as etapas subseqüentes, Fig. 2 e Fig. 3. Outra técnica