Processos Sociais
Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais. Os processos sociais estão presentes em toda a sociedade, por exemplo: quando um grupo de pessoas se organiza para limpar uma casa; quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma de falar de outra; quando um país entra em guerra com outro; etc.
As pessoas, através das relações sociais, podem aproximar-se ou afastar-se, dando origem a formas de associação ou dissociação. A este aspecto dinâmico é dado o nome de processo social.
Se partirmos do pressuposto de que cada indivíduo é singular, ou seja, cada um possui suas próprias crenças, valores e ideologias em relação a tudo ao seu redor, concluímos que os tipos de processos sociais estabelecidos entre as pessoas irão depender de cada um. A tendência natural dos seres vivos é de se associarem e desassociarem conforme seus interesses.
Os processos sociais se distinguem em:
Associativos - quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de cooperação e de consenso.
Dissociativos - quando as relações estabelecidas são negativas, de oposição, de divergência, etc.
Processos associativos são: cooperação, acomodação e assimilação.
Cooperação - diferentes indivíduos cooperam entre si para alcançar um objetivo em comum.
Acomodação - é o processo no qual um indivíduo se contenta, sem satisfação, com a situação que é imposta por outro indivíduo ou pela sociedade.
Assimilação - é o processo que ocorre quando indivíduos de grupos antagônicos se tornam semelhantes.
Dentre os processos dissociativos estão: competição e o conflito.
Competição - é a disputa de interesses entre indivíduos ou grupos sociais, regulada por “normas”, não havendo formas de violência ou força bruta.
Conflito - diferentemente da competição, que não usa de meios violentos para a conquista do objetivo, o conflito é o processo que