O Sagrado - Rudolf Otto
Em sua obra O Sagrado, Rudolf Otto analisa a realidade apriorística do numinoso ou Sagrado em seus elementos racionais e irracionais e cujos principais aspectos são descritos nas categorias do Mysterium Tremendum como tremendum (arrepiante), majestas (avassalador), mysterium (o "totalmente outro"). O numinoso é "fascinante" e "assombroso" a um só tempo.
A obra analisa também as relações entre o Sagrado e o Santo, as aparições do Sagrado nos testemunhos bíblicos do AT e NT e os aspectos do numinoso nos escritos de Lutero. Destaque recebem os aspectos de "irracionalidade", característicos do Sagrado.
Os capítulos finais apresentam as principais dimensões do Sagrado como categoria a priori dentro das religiões e do cristianismo. O numinoso, que fenomenologicamente se traduz como sentimento do "mistério terrível e fascinante", é descrito como a priori por não poder ser localizável ou racionalmente dedutível em sua origem última. Sua apreensão dá-se através de adeptos, de produtores religiosos (profetas) e de personificadores do numinoso, os filhos da divindade, uma condição encarnada pelo próprio Jesus.
Para o autor, são as experiências e vivências que constituem o fundamento da religião. Por isso tem como propósito descrever e analisar como as pessoas percebem e reagem diante do Sagrado em suas distintas manifestações dentro dos diferentes credos e religiões. A obra constitui-se, por essa razão, num livro essencialmente prático e concreto, uma vez que remete a experiências com as quais, direta ou indiretamente, a maioria das pessoas já se confrontou.
li
Editora Sinodal
, 1927 • 2007
A anos a serviço da Palavra
EST
EDITORA
V VOZES
Rudolf Otto nasceu em 25 de setembro de 1869. Teólogo alemão de renome internacional, iniciou seus estudos teológicos em Erlangen e terminou o doutorado, em Gõttingen, com uma tese sobre As concepções
de Espírito Santo em Lutero.
Após ser professor de Teologia Sistemática em Breslau/