seila
1. INTRODUÇÃO
O físico alemão Gustav Robert Kirchhoff nasceu em Königsberg em 12 de março de 1824, e morreu em Berlim em 17 de outubro de 1887. Filho de Friedrich Kirchhoff, advogado, e Johanna Henriette.
Ainda estudante, em 1845, fundamentou as leis dos nós e das malhas, principais leis da teoria dos circuitos elétricos. Em 1854 transferiu-se para a Universidade de Heidelberg. Embora lembrado muito pelas suas contribuições para a física dos circuitos elétricos, Kirchhoff ainda colaborou para estudos referentes à espectroscopia de alguns elementos químicos.
2. LEI DE KIRCHHOFF PARA TENSÃO
A lei de Kirchhoff para tensão afirma que a tensão aplicada a um circuito fechado é igual a soma das quedas de tensão naquele circuito. Aplicando essa teoria em um circuito série composto de uma fonte e três resistores, podemos representar a lei da seguinte forma:
Sendo;
V = VR1 + VR2 + VR3
V – Tensão aplicada ao circuito.
VR1, VR2, VR3 – Queda de tensões nos resistores em série R1, R2 e R3 respectivamente.
Aplicando a lei de Kirchhoff para tensão no circuito abaixo temos:
V1 100 V
R1 _ + 50V
+ _
I
_
30V R2
+ _
+ Esquema 1 – Circuito Série
V2 20 V
Considere que a corrente (I) percorrendo de um sinal positivo (+) para um negativo (-), significa uma queda de tensão. Estes valores de tensão serão alocados na equação de um lado da igualdade. Agora, considere que a corrente percorrendo do sinal negativo para o sinal positivo seja um aumento de tensão. Segundo a lei, estes valores serão alocados no outro lado da igualdade.
Analisando todo o circuito, é retirada a