Anatomia Diafragma
Irrigação, Inervação e Acção
1. Introdução ao diafragma
O diafragma é uma divisão musculotendínea cupuliforme que separa as cavidades torácicas e abdominal. A fase superior é essencialmente convexa.
É um músculo grande, em forma de cúpula que contrai ritmicamente e continuamente e na maioria das vezes, involuntariamente.
O diafragma, localizado abaixo dos pulmões, é o principal músculo da respiração. O pericárdio, contendo o coração, situa-se na parte central do diafragma, abaixando-o ligeiramente. O diafragma curva-se superiormente em direcção ás cúpulas direita e esquerda, normalmente a cúpula direita é mais alta do que a esquerda.
2. Acção do diafragma - ao nível da respiração
Após a inalação, o diafragma contrai e as cúpulas movem-se para baixo
(apenas as cúpulas do diafragma descem, a sua periferia permanece fixada às costelas e cartilagens das 6 costelas inferiores). As costelas movem-se para cima e os músculos intercostais contraem.
À medida que o diafragma desce ele empurra as vísceras abdominais inferiormente, isto aumenta o volume da cavidade torácica e diminui a pressão intratorácica, resultando na entrada de ar nos pulmões.
Na expiração o diafragma e os músculos intercostais relaxam, as cúpulas movem-se para cima e as costelas baixam.
3. Acção do diafragma - na circulação sanguínea
Os movimentos do diafragma também são importantes na circulação porque a pressão intra-abdominal aumentada e a pressão intratorácica diminuída ajudam a retornar o sangue venoso para o coração. Quando o diafragma se contrai, comprimindo as vísceras abdominais, o sangue na veia cava inferior é forçado superiormente para o coração.
!1
4. Irrigação do diafragma - artérias
As artérias do diafragma formam um padrão de ramificação em ambas as fazes superior e inferior.
As artérias da parte superior são:
- Artérias pericardicofrênica e musculofrênica que são ramos da artéria torácica interna.
- Artérias frênicas superiores que se