sistema respiratorio
Sistema Respiratório
Introdução
O termo respiração pode ser entendido como a união do oxigênio com o alimento (substâncias dissolvidas) nas células e a liberação de energia, calor, gás carbônico e água.
Função geral
As funções do sistema respiratório são prover O2 ao metabolismo celular e remover um dos produtos deste metabolismo que é o CO2.
A respiração se divide em externa – absorção de O2 e remoção de CO2 nos pulmões – e interna – troca gasosa entre as células e seu meio líquido.
Anatomia do sistema respiratório
As cavidades nasais, faringe, laringe, traquéia e os brônquios formam a parte condutora do ar até os pulmões, também chamadas espaços mortos, pois, não há troca gasosa nessas regiões.
Já nos pulmões, as várias divisões dos brônquios (os bronquíolos e ductos alveolares), conduzem o ar aos Alvéolos (unidade funcional dos pulmões), onde ocorre a hematose.
O nariz
O termo nariz inclui o nariz externo, a parte saliente na face e a cavidade nasal.
O nariz é formado pela união de ossos e cartilagens. A cartilagem septal, divide a cavidade nasal no meio em 2 metades. As cartilagens nasais laterais e alares juntamente com os ossos nasais e parte dos ossos maxila e frontal, formam o nariz externo. As aberturas externas das cavidades nasais são chamadas narinas.
Outros ossos como o etmóide, esfenóide, frontal, vômer, maxila e palatino participam na formação do nariz como um todo.
Página 1 de 10
Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana – Sistema Respiratório- Prof. Raphael Garcia
Nas paredes laterais estão as conchas nasais e os meatos nasais. Cada concha é revestida por uma membrana mucosa que aquece e umedece o ar.
O nariz também exerce a função de filtragem do ar através da vibrisas, que filtram corpos maiores e da membrana mucosa umedecida, que filtra partículas menores como pó e fumaça. Estas finas partículas vão para faringe