Resenha
Os referidos artigos aborda as teorias de Jean Piaget, Wallon e Vygotsky e fornece ao leitor uma visão geral, bem como suas implicações ao ensino e à aprendizagem.
Piaget se apresenta como o pioneiro do enfoque construtivista à cognição humana. Suas propostas contribuiram para uma teoria construtivista do desenvolvimento cognitivo humano. Com importantes trabalhos na década de 20, apenas na década de 70, Piaget foi "redescoberto". Começa talvez aí a ascensão do cognitivismo e o declínio do behaviorismo, em termos de influência no ensino/aprendizagem e na pesquisa nessa área.
Ressalta-se que além do enfoque piagetiano, dentre as visões construtivistas, existem outras, embora este enfoque seja o mais conhecido e influente.
Segundo Vygotsky, existe uma zona de desenvolvimento proximal, que diz respeito a distância entre o nível de desenvolvimento atual e o nível potencial do desenvolvimento. A idéia de mediação enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por varias relações. A linguagem representa uma grande importância para a evolução humana. É por meio dela que criamos conceitos, formas de organização do real, a mediação entre sujeito e o objeto do conhecimento.
Henri Wallon dedicou-se primeiramente à psicopatologia e depois ao desenvolvimento da criança, buscou entender a consciência como fundamental questão de sua gêneses. Wallon, aponta cinco estágios de desenvolvimento que são o impulsivo emocional, sensório motor e projetivo, personalismo, categorial e puberdade e adolescência.
Segundo Wallon, às categorias cognitivas aqui possuem um alto nível de abstração que possibilita discriminação de limites, autonomia e dependência, mudanças no corpo e na personalidade, causam conflitos