O ACESSO AO SAGRADO Humberto Amaral
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
HUMBERTO TEYLOR ROCHA AMARAL
O ACESSO AO SAGRADO
Porto Alegre
2015
HUMBERTO TEYLOR ROCHA AMARAL
O ACESSO AO SAGRADO
(RUDOLF OTTO)
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial na disciplina de Filosofia da Religião do curso de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Professor: Dr. Bruno Odélio Birck
Porto Alegre
2015
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Quem foi Rudolf Otto? 4
3 A manifestação do sagrado 5
4 O Numinoso 6
5 O Estado DO mysterium temendum 7-9
6 Conclusão 10
Referências
1 Introdução
1.
2.
3. A área da religião é o campo de experiência humana, apresenta nele algo próprio: a religião não se esgota em seus enunciados racionais. Ela também é composta pelo irracional, pelo indizível, que foge ao conceito, e nenhum conceito esgota a idéia do divino.
4. O termo “sagrado” (heilig) esteve ligado a atributo moral no campo religioso, Otto esclarece que em línguas antigas ele significava algo mais e outros significados sempre serão reinterpretações racionalistas do termo que perdem o sentido original.
5. Nesta obra, O Sagrado, Otto pretendeu acima de tudo descrever e analisar a reação das pessoas diante do sagrado.
6. Aqui investigaremos as manifestações do sagrado em oposição ao racionalismo frente ao puro sentimento e o ato de conhecer o numinoso, tentando traçar um diálogo sobre a tese central do livro “O Sagrado”, e mostrar a importância deste para o estudo e compreensão da religião.
7.
8. “O sentir é tudo, nome é som e fumaça.” (OTTO, 2007, p.33)
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
2 Quem foi Rudolf Otto?
19.
20.
21. Rudolf Otto nasceu em 25 de setembro de 1869, em Peine, Alemanha. Era pastor, filósofo e teólogo. Em 1880 concluiu o segundo grau e iniciou seus estudos teológicos em Erlangen, continuados em Göttingen no qual foi