O Reino Do Congo
1. INTRODUÇÃO 1
2. O REINO DO CONGO 2
2.2. O PERÍODO AFRO – PORTUGUÊS NO CONGO 3
2.3. CRISES INTERNAS NO REINO DO CONGO NO PERÍODO AFRO – PORTUGUÊS 4
2.4. A ESTRUTURA ECONÓMICA, POLÍTICA SOCIAL E CULTURAL DO REINO DO CONGO NO PERÍODO AFRO - PORTUGUÊS 6
3. CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
1. INTRODUÇÃO
No trabalho que nos foi proposto, pretendemos fazer alusão ao reino do Congo que foi o primeiro Estado a formar-se na costa Ocidental de África, o abordaremos desde as suas origens até ao período afro - português, ambicionamos encostar a aspectos vinculados à estrutura económica, social e política e cultural do reino do Congo no período colonial ou afro – português.
Neste contexto, o tema reveste-se de grande importância no contexto do estudo e do conhecimento da História de Angola particularmente. Entretanto, apesar da escassez de bibliografia diversificada ligadas ao tema, usaremos o que existe para tornar o tema perceptível.
2. O REINO DO CONGO
2.1. A ORIGEM DO REINO DO CONGO
A federação do reino do Congo, foi uma das maiores e mais dinâmicos conjuntos políticos do continente africano, situado na África Central no período pré – colonial, esta federação englobava vários povos. (Vide Lopes e Capumba, 2006: 32).
A análise feita das fontes orais e escritas, permitiram concluir que o reino do Congo foi fundado pelo povo Bakongo embora se encontrasse povos Kimbundo ou Mbunbu, este povo Bakongo, encontravam-se ao sul do rio Nzandi numa vasta região que compreendia entre o oceano atlântico e o rio kuango constituía-se por várias chefaturas mais ou menos independentes. (Ibidem: 32).
A norte do rio Zaire ou Congo e a leste da actual província de Cabinda, existia uma chefatura dirigida por Nimi – a - Nzima, que seus filho Nimi – a – Lukeni, motivado por ambição desejou constituir um reino maior que o de seu pai, e escolheu a região do rio Zaire ou Congo, dada a fragilidade das inúmeras chefaturas nela existente, neste contexto Nimi – a - Lukeni