reino do congo
Na sua máxima dimensão, estendia-se desde o oceano Atlântico, a oeste, até ao rio Cuangoa, a leste, e do rio Oguwé, no actual Gabão, a norte, até ao rio Kwanza, a sul. O reino do Congo foi fundado por Ntinu Wene, no século XIII.5
O império era governado por um monarca, o manicongo, consistia de nove províncias e três reinos (Ngoy, Kakongo e Loango), mas a sua área de influência estendia-se também aos estados limítrofes, tais como Ndongo, Matamba, Kassanje e Kissama.
A capital era M'Banza Kongo (literalmente cidade do Kongo), rebatizada São Salvador do Congo após os primeiros contatos com os portugueses e a conversão do manicongo ao catolicismo no século XVI; renomeada de volta para M'Banza Kongo em 1975.
Índice
1 História
2 Lista de Reis do Kongo
2.1 Primeiros Reis convertidos ao cristianismo
2.2 Durante o período das lutas pelo poder
2.2.1 Em M'Banza Kongo (São Salvador do Congo)
2.2.2 Em Ki-Mpangu
2.2.3 Em Mbula
3 Notas
4 Referências
5 Bibliografia
6 Ligações externas
História
Tradições verbais sobre o início da história do país foram escritas pela primeira vez no final do século 16, e os mais completos foram registradas em meados do século XVII, incluindo aqueles escritos pelo missionário capuchinho italiano Giovanni Cavazzi da Montecuccolo. Uma pesquisa mais detalhada em tradições orais modernas, inicialmente conduzidas no início do século 20 por missionários redentoristas como Jean Cuvelier e Joseph de Munck não parecem se relacionar com o período inicial.
De acordo com a tradição do Kongo, a origem do reino encontra-se em país muito grande e não muito rico de Mpemba Kasi localizado ao sul da moderna Matadi na República Democrática do Congo. A dinastia de governantes a partir desta