Resistores
Iremos neste trabalho abordar o tema resistores e suas associações com o objetivo de mostrar para que servem e onde são usados, as diferenças entre associações em série e paralelo por meio de experiências práticas, como cada uma funciona e onde são geralmente usados.
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 – Resistores Resistores são componentes que tem a função transformar energia elétrica em energia térmica ou limitar a corrente elétrica em um circuito. Resistores com o objetivo de limitar a corrente elétrica são encontrados em basicamente todos os circuitos elétricos e com isso são achados em televisores, placas de computadores, rádios e etc. Resistores com o objetivo de transformar energia elétrica em térmica também são facilmente encontrados no nosso dia-dia sendo em aquecedores do chuveiro elétrico, filamento da lâmpada incandescente, filamentos aquecidos em estufa e etc.
2.2 - Associações de resistores Associações de resistores são muito importantes quando se deseja obter um valor maior que a resistência fornecida apenas por um resistor, sendo muito comum nos circuitos elétricos.
2.2.1 - Associações em série
Associações em série são realizadas quando se liga resistores em sequência, em um único trajeto, passando pela mesma corrente elétrica fazendo com que a diferença de potencial se divida entre cada um dos resistores.
As associações em série têm a vantagem de que a corrente é igual em todos os componentes quando suas resistências forem iguais e sua tensão diminui conforme aumenta a quantidade de resistores, isto é interessante pois os gastos podem ser limitados e o circuito se adaptará a tensão desejada. E a desvantagem de que caso queime algum componente o circuito não fecha e o aparelho para de funcionar por inteiro.
Um exemplo de associação em série são as luzes de natal, quando alguma delas queima todas param de funcionar.
Imagem 1: Associação em série
Fonte: Brasil Escola, 2015
2.2.1 - Associações em paralelo Na associação em paralelo