O que é ética/moral
- Embora ambas pareçam ter o mesmo significado, na verdade não tem.
Moral: A palavra tem origem no Latim “morales” que quer dizer “relativo aos costumes”.
Moral nada mais é que um conjunto de hábitos e regras adquiridos ao comportamento de cada um dentro da sociedade através de tradições, costumes e culturas passadas. Essas regras definidas pela moral regulam o modo de agir e pensar das pessoas, cujo objetivo é demonstrar os seus valores, por exemplo: indicando o certo e o errado, o bom e o mau, o bem e o mal, etc. E assim podendo se aplicar as relações sociais.
Ética: A palavra tem origem no Grego “ethos” que quer dizer “caráter, modo de ser”.
Ética é a soma de valores morais e princípios que apontam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Vendo por esse lado, a ética, mesmo que não podendo ser confundida com lei, nos mostra um vinculo com o sentimento de justiça social. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de um individuo na sociedade, demonstrando assim se o mesmo é ético ou antiético.
Ser ético: Refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais exigidos pela sociedade.
Ser antiético: Refere-se a um modo de viver desrespeitando/burlando os valores morais da sociedade.
Escolha um fato que tenha ocorrido em sua sociedade onde fique evidente a falta de ética e moral. Comente e se posicione.
Escolhi um fato que ocorreu comigo mesma, que a princípio parecerá uma coisinha boba e sem insignificância, mas que demonstrará com clareza o que é falta de ética e moral.
Em um belo dia estava eu, numa certa loja de calçados, onde eu iria comprar um tênis. Um dos vendedores me atendeu, e eu sem mais delongas fiz o pedido e fui experimentar. Em quando isso, ele não parava de falar o quanto aquele tênis era bom, o quando era procurado, e