Benjamin Constant
O abade de Mably, Rosseau e muitos outros são representantes de um sistema que quer que o indivíduo seja dominado para que a nação seja soberana, e que o indivíduo seja escravo para que o povo seja livre, conforme as máximas da liberdade. Para eles, todos os meios paareciam bons para estender a ação da autoridade do corpo social pela liberdade, sobre a parte desobediente dos indivíduos, do qual ele lastimava a independência.
Rosseau defendia o domínio das leis sobre o pensamento humano. Extasiava-se com os egipicios onde tudo entre eles era organizado pelas leis, do repouso as necessidades, até o amor estava sujeito. Esparta era o ideal da perfeita república.
Montesquieu não caiu no mesmo erro, impressionou-se com diferença de liberdade, mas não as dintinguiu. Ele atribui a diferença à republica e à monarquia, não ao espírito oposto dos tempos antigos e dos tempos modernos.
Os homens que lideraram as revoluções, em consequência de sua educação antiquada, influenciaram-se pelos ideais desses filósofos., queriam conquistar o poder legal, a força publica como nos antigos Estados LIVRES. Não deu certo porque o poder social feria a independência individual, a sociedade não acreditava q a soberania abstrata compensava o sacrifio individual. Porem, houve um desengano ao perceberam que arbitrariedade humana poderia ser pior que o poder das leis, mas estas deveriam ter limites.
Liberdade individual é a verdadeira liberdade moderna. Independencia individual é a primeira das necessidades modernas, não abre-se Mao dela pela liberdade política. Influencia individual esta perdida na influencia da massa, não faz efeito. Ninguem tem o direito de invadir a individualidade do outro.todo exílio político é um atentado político.
Medida vexatória: oprimente.
p.s: o ostracismo de Atenas