papilomavírus humanos
Os Papilomavírus Humanos são vírus da família Papillomaviridae. Eles infectam células epiteliais e tem a capacidade de causar lesões na pele ou mucosas. Causam diversos tipos de lesões como a verruga comum e a verruga genital ou condiloma, popularmente conhecida como “crista de galo”. Elas têm crescimento limitado e com freqüência regridem espontaneamente. É um vírus icosaédrico, não envelopado e com ácido nucléico constituído de DNA de dupla fita, circular. São pequenos e possuem, no seu genoma, molécula dupla de DNA, circular (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, 2002). Ciclo de Vida
O HPV infecta células epiteliais tanto mucosas cutâneas do tecido epitelial pavimentoso estratificado e produz vírions durante a diferenciação dessas células. O ciclo de vida do HPV está relacionado a diferenciação celular, sendo dominado de ciclo viral dependente da diferenciação. A infecção inicial por HPV provavelmente ocorre em células epiteliais ou basais ou em células que estão transitoriamente se dividindo, localizadas nas camadas mais baixas do epitélio estratificado. A medida que as células mais profundas do epitélio vão se dividindo elas migram da camada basal e se tornam gradativamente diferenciadas.
Depois de entrar na célula os genomas dos HPVs são estabilizados de forma de elementos extracromossômicos nos núcleos e o número de cópias é aumentado para aproximadamente 50 a 100 cópias por células. Ao se dividirem essas células infectadas distribuem equitativamente o DNA viral entre as células filhas. Uma das células filhas migra da camada basal e inicia o programa de diferenciação. A outra célula filha continua diferenciada na camada basal sofrendo divisões para oferecer células para diferenciação de células para manutenção da camada basal. Porém, a célula agora corresponde a um reservatório de DNA viral.
Apesar da infecção do HPV