O que é o modelo ISO
Introdução
O que é o modelo ISO/OSI?
Com o objetivo de facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes, a Organização Internacional de Normalização (ISO - International Standards Organization), uma das principais organizações no que se refere à elaboração de padrões de comunicação de âmbito mundial, aprovou, no início da década de 1980, um modelo de arquitetura para sistemas abertos, visando permitir a comunicação entre máquinas heterogêneas e definindo diretivas genéricas para a construção de redes de computadores independente da tecnologia de implementação.
Esse modelo foi denominado OSI (Open Systems Interconnection), servindo de base para a implementação de qualquer tipo de rede, seja de curta, média ou longa distância.
O modelo OSI não é uma classificação, não é uma regra, mas é sim um modelo para descrição de redes. O modelo OSI é um modelo teórico onde as etapas da comunicação acontecem em 7 camadas, a divisão – padronização - foi feita pensando nisso, principalmente para facilitar os desenvolvimentos. Uma pessoa pode desenvolver tecnologias para qualquer camada, sem ter que se preocupar com as outras.
Número
Nome
Papel
Camada 7
Aplicação
Aqui se encontram os softwares: browser, software de e-mail, FTP, bate-papo..
Camada 6
Apresentação
Ela é responsável pela representação dos dados (para que seja independente do tipo de CPU ou do sistema operacional, por exemplo) e - eventualmente - da criptografia.
Camada 5
Sessão
Responsável pelo estabelecimento e manutenção das sessões (ou seja, iniciar um diálogo entre duas máquinas: verificar se a outra máquina está pronta para se comunicar, se identificar, etc.)
Camada 4
Transporte
Responsável pela ligação total. Cuida da fragmentação dos dados em pequenos pacotes e verifica se eles foram transmitidos corretamente
Camada 3
Rede
Responsável pelo transporte, endereçamento e roteamento dos pacotes