trabalho
L
A UU AL A
13
13
Corte composto
C
ertos tipos de peças, como as representadas abaixo, por apresentarem seus elementos internos fora de alinhamento, precisam de outra maneira de se imaginar o corte.
Fig. A
Fig. B
Introdução
Fig. C
O tipo de corte usado para mostrar elementos internos fora de alinhamento é o corte composto, também conhecido como corte em desvio. Nesta aula, você aprenderá a representar, em corte composto, peças semelhantes às que foram mostradas. Corte composto por planos paralelos
Imagine o primeiro modelo (Fig. A) sendo secionado por um plano de corte longitudinal vertical que atravessa o furo retangular e veja como fica sua representação ortográfica:
Nossa aula
A U L A
13
Você deve ter observado que o modelo foi secionado por um plano que deixou visível o furo retangular. Os furos redondos, entretanto, não podem ser observados. Para poder analisar os furos redondos, você terá de imaginar um outro plano de corte, paralelo ao anterior. Veja, a seguir, o modelo secionado pelo plano longitudinal vertical que atravessa os furos redondos e, ao lado, sua representação ortográfica.
Em desenho técnico existe um modo de representar estes cortes reunidos: é o corte composto ou em desvio composto, desvio.
O corte composto torna possível analisar todos os elementos internos do modelo ou peça, ao mesmo tempo. Isso ocorre porque o corte composto permite representar, numa mesma vista elementos situados em diferentes planos de vista, corte.
Você deve imaginar o plano de corte desviado de direção, para atingir todos os elementos da peça.
A vista frontal representada em corte, neste exemplo, mostra todos os frontal, elementos como se eles estivessem no mesmo plano.
Se você observar a vista frontal, isoladamente, não será possível identificar os locais por onde passaram os planos de corte. Nesse caso, você deve examinar a vista onde é representada a indicação do plano de corte.