Tecnologia - Modelo ISO-OSI
O Modelo ISO/OSI
A camada 1 - Física
É a camada de mais baixo nível. Define as especificações elétricas, mecânicas, e funcionais para ativar, manter e desativar a ligação física entre dois computadores em rede. Especifica as características físicas como o tipo de cabo, a codificação dos sinais, conectores e limitações de distância e velocidade.
É responsável pela transmissão de bits de um computador para outro através de um meio físico. Transformando os bits em impulsos elétricos ou ópticos para que possam trafegar no cabo de rede.
A camada 2 - Enlace
É a interface entre a camada física e a camada de rede. Transforma os pacotes em frames e coloca o Header de Enlace ou vice versa. O Header de Enlace contém informações para que o pacote chegue ao destino e seja restaurado os pacotes originais. Define as características da rede e do protocolo,
O endereço físico é como os equipamentos são endereçados ao nível de camada 2 enlace.
A topologia da rede é como os equipamentos são fisicamente conectados em forma de um barramento, anel ou estrela.
A notificação de erro alerta as camadas superiores a ocorrência de um erro de transmissão. O seqüenciamento de frames reordena os frames transmitidos fora da seqüência.
O controle de fluxo mantém a transmissão em um nível de tráfego que o receptor consegue manipular.
Na animação ao lado está representada a transmissão de dados
A camada 3 - Rede
Endereça mensagens e traduz endereços lógicos e nomes em endereços físicos.
Executa o roteamento, determinando qual o melhor percurso do computador de origem ao computador de destino. Baseado nas condições de rede, prioridade do serviço e outros fatores.
Gerencia o tráfego da rede, controlando os congestionamentos de dados, transferência de pacotes e problemas de roteamento. Quando necessário quebra os segmentos de dados em pacotes menores para transmiti-los pela rede e reagrupa os pacotes ao chegar no destino.
Página 1
Modelo ISO-OSI
A