TCE sinais e sintomas
O que é? Algumas considerações...
07-09-2011
AA1— Aluno 3150 do CRPG
Salvador A. Rabaçal Dias
O Traumatismo Cranioencefálico constitui a principal causa de óbitos e sequelas em pacientes multitraumatizados. Entre as principais causas estão: acidentes rodoviários (50%), quedas (21%), assaltos e agressões (12%), e prática desportiva (10%).
Em função da sua alta ocorrência e malignidade, este artigo de revisão bibliográfica abordará tópicos referentes ao traumatismo cranioencefálico, fornecendo um maior conhecimento sobre o tema; de destacar a importância do tratamento fisioterapêutico no que toca à melhoria dos déficits funcionais nestes pacientes.
Conclui-se que a prevenção é a principal ferramenta utilizada para a redução do alto índice de mortalidade e morbidade deixado por tal trauma através de programas e campanhas de prevenção de acidentes direcionados principalmente às suas principais vítimas: crianças e adultos jovens.
INTRODUÇÃO
O traumatismo cranioencefálico (TCE) é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congénita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico. Pode também resultar no distúrbio do funcionamento comportamental ou emocional. Este pode ser temporário ou permanente e provocar comprometimento funcional parcial ou total, ou mau ajustamento psicológico9.
Os pacientes vítimas de TCE são a quarta principal causa de mortalidade nos EUA nos últimos 40 anos, enquanto que entre as pessoas de 1 a 45 anos se encontram em primeiro lugar. A mortalidade dos pacientes vítimas de TCE está em torno de 40% e não está limitada somente aos países desenvolvidos, sendo o TCE bastante presente em todo mundo. Infelizmente, mais de metade das mortes por TCE ocorre no local do trauma, sem tempo útil para reanimação.
O TCE pode ser provocado por acidente rodoviário (60