Modelo de referencia osi iso
Camada Física e Camada de enlace de Dados
Técnico em Informática
Introdução às Redes de Computadores
1. Introdução Neste trabalho serão apresentadas duas camadas do modelo de referência OSI/ISO, quais sejam a camada física e a camada de enlace de dados. A camada física trata da transmissão de bits por um canal físico de comunicação. O projeto de rede procura garantir a integridade do bit, ou seja, deve assegurar que quando um ponto enviar o bit 1, o outro ponto o receberá como bit 1, e não como bit 0.
Acima da camada física encontra-se a camada de enlace de dados. Esta tem como principal tarefa, segundo Vasconcelos, a “transmissão e recepção de frames, que são conjuntos de dados acompanhados de informações de endereçamento e correção de erros” (VASCONCELOS, 2008). Para executar essa tarefa, a camada de enlace de dados faz com que o transmissor divida os dados de entrada em quadros de dados e transmita os quadros sequencialmente (TENENBAUM, 2003).
Cabe ressaltar que esta obra contém informações gerais, pois o aprofundamento em tais camadas demandaria quantidade significativa maior de tempo de pesquisa para ser adequadamente estruturada em um trabalho minimamente inteligível para leigos, ou até mesmo para iniciantes no estudo de redes. Portanto as duas camadas em tela serão abordadas de forma objetiva e esquematizada. 2. CAMADA FÍSICA Este capitulo refere-se à camada Física, considerada a camada mais baixa do modelo de referência OSI/ISO. Ela define as interfaces mecânicas, elétricas e de sincronização para a rede (TENENBAUM, 2003). a. A base teórica da comunicação de dados As informações podem ser transmitidas por meio de fios, no seu interior fazendo variar alguma propriedade física como, por exemplo, voltagem (tensão elétrica) ou corrente. Nesse sentido, pode-se atribuir o bit 0 (zero) à 5.0 volts e o bit 1 (um) à 12.0 volts, de forma que quando tal variação chegue em um voltímetro este