o que é velhice na visão filosofica
As pessoas idosas têm habilidades regenerativas ilimitadas, mudanças físicas e emocionais que expõe a perigo a qualidade de vida dos idosos. Podendo levar à Síndrome da Fragilidade, conjunto de manifestações físicas e psicológicas de um idoso onde poderá desenvolver muitas doenças.
O estudo a respeito do processo de envelhecimento é chamado de gerontologia, e o estudo das doenças que afetam as pessoas idosas é chamado de geriatria.
A velhice corresponde a qual parte de sua vida? Usualmente se entende que ela está no final. Será mesmo? O que se pode dizer, por exemplo, de pessoas que despertaram para a vida aos 65, 70, 75 anos? Para algumas delas, a velhice corresponderia ao início da vida, não ao final. Mas, ainda assim, nosso mundo está preparado para acolher aqueles que nascem aos 70 anos? Quais os problemas em torno disso? Em 1910, Kafka escreveu, em seu diário, o quanto esses ventos podem ser confusos: “A nós ligam-se o nosso passado e o nosso futuro. Passamos quase todo o nosso tempo livre e também quanto do nosso tempo de trabalho a deixá-los subir e descer na balança. O que o futuro excede em dimensão, substitui o passado em peso, e no fim não se distinguem os dois, a meninice torna-se clara mais tarde, tal como é o futuro, e o fim do futuro já é de fato vivido em todos os nossos suspiros e assim se torna passado. Assim quase se fecha este círculo em cujo rebordo andamos. Bem, este círculo pertence-nos de fato, mas só nos pertence enquanto nos mantivermos