O que é crônica e Análise da Crônica " Você é um envelhecente?"
Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. O texto é curto e de linguagem simples, espontânea, situada entre a linguagem oral e a literária, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Isso contribui também para que o leitor se identifique com o cronista, que acaba se tornando o porta-voz daquele que lê. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nesses tipos de textos.
Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência etc. Alguns tipos de crônicas são:
Argumentativa: consiste em um tipo mais moderno de crônica, no qual o cronista expressa o seu ponto de vista em relação a uma problemática da sociedade.
Humorística: o cronista escreve o texto apresentando uma visão irônica e bem humorada dos acontecimentos.
Lírica: o texto escrito deve expressar sentimentalismo;
Filosófica: reflexe, ou observa um acontecimento ou evento;
Jornalística: escreve notícias ou acontecimentos particulares;
Ao autor sempre fora lhe dito que a vida se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice, mas contesta essa afirmação, e dá nome a uma outra fase da vida: A Envelhecência. Aquele período entre quarenta e cinco e sessenta e cinco anos, que muito se assemelha à adolescência que é um processo de transição para a maturidade ao qual todos passam, ou irão passar, mas é claro que esta