O que é um seminário
O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate. Ele não é feito somente para o professor, mas essencialmente para a turma de alunos. Ele não é uma leitura de um texto, mas sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem assiste. Geralmente os organizadores apresentam um tema com o apoio de um texto distribuído entre os assistentes e usa o recurso de figuras, mapas, transparências, recortes de revistas ou jornais, vídeos, entre outros.
1 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Ele pode ser individual ou em grupo. Quando em grupo, o assunto é dividido em sub-temas (temas menores) e cada aluno fica responsável por um deles ou todos falam sobre eles. O debate envolve toda a classe, incluindo o professor e as conclusões envolvem a todos.
2 MODALIDADES
a) O grupo escolhe um representante para apresentar e os demais complementam e as discussões envolvem todos os integrantes da classe. Além do GRUPO EXPOSITOR há o GRUPO COMENTADOR, cuja função é a de questionar, criticar e aprofundar a abordagem apresentada pelo grupo expositor.
b) O tema geral é subdividido em subtítulos e formar-se-ão na classe tanto grupos quantos os sub-temas. O professor ou um dos grupos apresenta o tema geral, para uma visão global e depois cada grupo aprofunda a parte que lhe coube, acontecendo o debate e chegando-se às conclusões com o auxílio do professor.
3 OS COMPONENTES DO SEMINÁRIO
a) Coordenador- Geralmente é o professor e é aquele que propõe os temas, indica a bibliografia inicial, estabelece a agenda de trabalho e fixa à duração das sessões, e se necessário, complementa os itens.
b) Organizador- Aparece no seminário de grupo e as tarefas são subdivididas. Marca as reuniões prévias, coordena as pesquisas e pode designar as tarefas para cada componente.
c) Relator- (1 ou mais) Expõe os resultados dos estudos do grupo, porém não é o único a falar em sala de aula.
d) Secretário- É o estudante designado pelo professor para anotar