O que é um livro paradidático e como dar aula com livro paradidático
Ler é primordial. Por meio da leitura, testa-se os próprios valores e experiências com as dos outros. No final da leitura de cada livro, fica-se enriquecido com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, fica-se conhecendo melhor o mundo, e um pouco mais de si mesmo. Segundo Ferreiro:
A necessidade de ler, de se informar, de estar atento aos grandes e pequenos temas, de abandonar a passividade e opinar sobre tudo que nos cerca. A leitura nos dá a segurança na construção da linguagem clara dizendo o que queremos dizer. A informação nos garante um nível satisfatório de argumentos. (FERREIRO, 2004, p.27)
O livro paradidatico pode ser entendido como um documento escrito e assinado pela mão dos autores que ficaram para sempre na memoria de todos que gostam de uma boa leitura , que registra a vitória do saber sobre a calamidade da ignorância. Ele é o livro do passado, do presente e uma visão profética do futuro, que ajuda a pessoa a entender o mundo, a vida e a si mesmo. O ato de ler qualquer tipo de gênero textual não implica necessariamente que os estudantes já estejam prontos a compreenderem todo o processo da leitura e escrita, é necessário um estímulo a mais para que possam decifrar esse universo cheio de surpresas, dramas, descobertas e imaginação.
Por isso, quando nós professores pensamos em livros paradidáticos, logo ficamos preocupados, pois sabemos que os futuros leitores, os alunos, não demonstram interesse por esse instrumento trabalhado para fins didáticos. Esse tipo de material é considerado importante porque pode-se utilizar aspectos mais lúdicos que os didáticos e, dessa forma, serem eficientes do ponto de vista pedagógico. Consideramos aqui a definição de Houaiss e Villa ((2001) que assumem o livro paradidático como um material escolar que não sendo exatamente didático é empregado com esse objetivo. A importância dos livros paradidáticos nas escolas aumentou principalmente no