Trabalho sobre garrafas pets
Polímeros Sintéticos
1 Polímeros de Adição
1.1 O Polietileno e outros polímeros vinílicos
Os químicos conseguiram, na década de 1930, por meio de reações de adição, unir várias moléculas de eteno (nome trivial: etileno), criando um composto de alta massa molecular, o polietileno.
Nesse processo, de modo genérico, o reagente é chamado de monômero, o produtor recebe o nome de polímero e a reação é denominada polimerização.Essa reação de polimerização é, na verdade, uma reação de adição na qual tomam parte muitas moléculas do reagente.
O polietileno é de grande utilidade em nossa vida cotidiana, sendo o material usado, por exemplo, para fabricar alguns brinquedos e sacos plásticos para embalar compras e acondicionar lixo.
Além do polietileno é possível obter outros plásticos por meio das reações da adição.
Varios compostos contendo ligação dupla podem ser polimerizados, formando produtos de larga aplicação industrial.
1.2 Elastômeros
A borracha natural é um polímero resultante da polimerização do monômero.
A elasticidade é uma propriedade marcante de borracha natural. Polímeros que possuem alta elasticidades são conhecidos como elastômeros. Assim, dizemos que a borracha é um elastômero natural. Os químicos já produziram elastômeros sintéticos, sendo exemplos significativos o neopreno e o polibutadieno.
1.3 Copolímeros
Quando o polímero é fabricado a partir de um único tipo de monômero, ele recebe o nome de polímero normal. Se mais de um tipo de monômero for usado, será chamado de copolímero.
Um importante exemplo de copolímero é o fabricado a partir dos monômeros e estirenos, que constitui a mais importante das chamadas borrachas sintéticas.
Essa borracha, após receber um tratamento especial (a vulcanização), pode ser usada para a fabricação de pneus. É conhecida industrialmente por vários nomes:SBR ( Styrene Butadiene Rubber), GBR (Givernment Butadiene Rubber) e Buna-S ( Butadiene, Styrene).
1.4 Vulcanização
A invenção do processo