O que é Supply Chain Management?
O QUE É SUPPLY CHAIN MANAGEMENT?
Várias pessoas usam o termo como um substituto ou sinônimo para Logística. Entretanto, a definição de Supply Chain Management é mais ampla do que o de Logística. O conceito de Supply Chain Management apareceu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.
Sendo assim, de acordo com o International Center for Competitive Excellence – University of North Caroline, 1994, Supply Chain Management é a integração dos processos de negócios do usuário final através de fornecedores (originais) que fornecem produtos, serviços e informações e acrescentam valor para os consumidores.
Uma quantidade significativa de importantes diferenças existe entre esta definição de Supply Chain Management e o conceito de Logística do CLM (Council of Logistic Management) – “Logística é o processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo de bens e serviços e as informações relativas, do ponto de origem ao ponto, de consumo de maneira eficiente e eficaz, buscando a satisfação das necessidades do cliente”.
Pode-se afirmar que o Supply Chain Management é uma abordagem sistêmica, altamente interativa e complexa, necessitando a consideração simultânea de muitos trade-offs (representa uma troca compensatória entre alguns parâmetros como custos, tempo, etc) pois ele aumenta as fronteiras organizacionais e deve assim considerar, trade-offs dentro e entre as organizações no que diz respeito por exemplo a estoques: aonde inventários devem ser mantidos e onde atividades diversas devem ser desenvolvidas.
Para reforçar a compreensão do que é Supply Chain Management e o que é Logística, pode-se mencionar Bowersox (98) que afirma ser, o “supply chain um