Supply Chain Management
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD0043) – Gestão de Cadeia de Suprimentos
28/06/2012
RESUMO
Atualmente o grande objetivo das empresas é minimizar os custos e principalmente melhorar a eficiência no atendimento ao cliente. Um fator determinante para que esses objetivo concretizem é o Supply Chain Management (SCM). O presente trabalho visa a apresentar conceitos, ferramentas de apoios e parcerias que o auxiliam e a importância da Logística Integrada. Com base em pesquisas, adotou-se o seguinte conceito: Supply Chain Management é uma forma integrada de plenejar, controlar e otimizar o fluxo de bens e produtos, informações e recursos, desde produtores até o cleinte final, administrando perfeitamente casa fase da cadeia logística. Desta forma as empresas que optarem por utilização desta ferramenta, estará um passo a frente das outras, pois otimizando cada vez mais os custos e não criando estoques desnecessários a empresa consegue repassar aos seus clientes produtos com qualidade a preços mais competitivos, alcançado a satisfação plena do cliente final.
Palavras-chaves: cadeia de suprimentos, gerenciamento e logística.
1. INTRODUÇÃO
Na busca pela completa satisfação do cliente, a organização precisa saber o significado da palavra qualidade que deve ser ampliada para antecipar, atender e superar as necessidades e as expectativas do cliente. Ou seja, significa trabalhar com os clientes para conhecer seus verdadeiros desejos e objetivos. Para atingir esse nível, as empresas precisam aprender a utilizar a Logística-ciência, utilizadas pelos antigos exércitos para vencer as batalhas e hoje uma função que prega as bases dos serviços aos clientes. O problema é que nem todos sabem o que ela é e como ela pode ajudar na obtenção do sucesso.
É preciso ficar claro que a Logística é uma arma para reduzir custos, ao otimizar o fluxo dos materiais e informações e atuar na queda do preço do produto ao provocar o giro rápido do estoque.