Tipos de Câncer
No Brasil, o câncer representa a segunda causa de óbito na população adulta, sendo que, de acordo com as previsões do Instituto Nacional do Câncer, a incidência da doença no ano de 2003 atingiria de 186.155 casos novos em homens e 216.035 em mulheres, com mortalidade de 68.350 e 58.610 casos, respectivamente.
Dentre os mais comuns entre os homens temos o câncer de próstata, o câncer de pele não melanoma, e o câncer de pulmão. Dentre a população feminina os mais comuns são: o câncer de mana, o câncer de colo de útero e o câncer de cólon e reto.
O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela (TONON; SCHOFFEN, 2009).
É o câncer mais comum em homens com mais de 50 anos de idade, com índice máximo aos 70 anos. Raramente ocorre antes dos 40 anos. Nos EUA são diagnosticados mais de 130.000 casos/ano, sendo 1/3 letal. É mais freqüente em negros, sendo que americanos negros têm a maior incidência do mundo (GONÇALVES et al., 2008).
Os fatores de risco são: idade, raça, níveis hormonais, história familiar, influências ambientais. (VIEIRA et al., 2008).
A maioria dos carcinomas de próstata é assintomática. Porem o tumor é suspeitado clinicamente pelo encontro de um nódulo endurecido ao toque retal ou quando produz sintomas urinários, sobretudo dificuldade para iniciar ou terminar o jato urinário, disúria, aumento da freqüência para urinar e hematúria. Quando há metástases ósseas, os pacientes queixam-se de dor. Aliás, lesões osteoblásticas nos ossos da bacia ou vértebras lombares em indivíduos idosos são muito sugestivos de carcinoma prostáticos (BRASILEIRO FILHO, 2000).
Para fazer o diagnostico é feito o exame clínico é feito pelo toque retal. A ultra-sonografia transretal é