questao ortografica
Polo Tucuruí
1° semestre
Curso: Serviço Social
Disciplina: Leitura e Produção de Texto prof.(a) ead : Dr.Luiz Roberto Wagner
Componentes:
Alana Souza de Oliveira RA: 419691
Bruna Ferreira Serrão RA: 428605
Evilene Limas das Neves Sousa RA: 418048
Fabiane de Souza Silva RA: 415101
Franciane de Souza Silva Goncalves RA: 416326
Tucuruí/PA
2013
Introdução:
Cada vez mais professores, independentes da área de atuação atribuem o fracasso do aluno em suas disciplinas ao fato de não saberem ler. Outro agravante, aliado a essa constatação, verifica-se nas questões referentes à escrita e ao discurso oral do aluno. É unânime a reclamação da falta de domínio das normas gramaticais preconizadas pela língua padrão e de estratégias textuais.
Além, como se sabe, da falta de capacidade argumentativa, do não exercício da formulação de ideias, conceitos e opiniões próprias. A questão parece paradoxal, pois o estímulo à leitura e a busca da proficiência na escrita tem sido objetos de preocupação constante no cotidiano escolar. Os dados de pesquisa na área comprovam, no entanto, que, na perspectiva tradicional, o trabalho com o texto nas escolas pouco contribui para despertar o gosto pela leitura e pela escrita.
Em vista disso, julgamos importante estudar as relações entre leitura e produção textual. Compreendendo, todavia, que o saber ler significa ultrapassar a simples decodificação, atribuindo sentidos ao que foi decodificado, através de um discurso, seja ele oral ou escrito.