Supply Chain Management
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CARLA CAMILA BEZ FONTANA
JULIO CESAR DE SOUZA
LUCAS ISOPPO
NATASHA FERREIRA
VANESSA BINS CANO
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Professor Mestre LAIRSON RIBEIRO VICENTE
GRAVATAÍ
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT 4
Modelo Esquemático do Conceito SCM com Base no Gerenciamento de Processos 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
O Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI), possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência.
Muitas pessoas usam esse termo como um substituto ou sinônimo para Logística. No entanto, a definição de Supply Chain Management é mais amplo que o de Logística.
Além disso, existe uma clara e definitiva necessidade de integração de processos na cadeia de suprimentos. O desenvolvimento de novos produtos é, talvez, o mais óbvio deles, pois vários aspectos do negócio deveriam ser incluídos nesta atividade, tais como: o marketing para estabelecer conceito; pesquisa e desenvolvimento para a formulação do produto; fabricação e logística para executar as operações; e finanças para a estruturação do financiamento; compras e desenvolvimento de fornecedores são outras duas atividades que extrapolam funções tradicionais da logística, e que são críticas para a implementação do SCM.
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o SCM representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.
Assim, a SCM é a integração dos processos de negócios do usuário final através de fornecedores que fornecem produtos, serviços e informações e agregam valor para os