MICHEL FOUCAULT - GENEALOGIA E PODER - CURSOS DO COLLEGE DE FRANCE, 7 DE JANEIRO DE 1976
CURSOS DO COLLEGE DE FRANCE, 7 DE JANEIRO DE 1976
Crítica ao trabalho descontinuo e fragmentário, as pesquisas não avançam em nem se articulam, ele fez uma exposição sobre a história da sexualidade e procedimento penal , por exemplo
2 Fenômenos:
Eficácia das ofensivas dispersas e descontinuas: Discursos anti psiquiatria que não tem uma sistematização global.Se apoiavam em Marx ou teoria do Reich. Eficácia dos ataques contra a moral ou contra hierarquia tradicional: que se referia de forma distante a Reich ou a Marcuse, critica ao aparelho judiciário o e penal.
Imensa critica descontinuas aos sistemas e que eram eficazes e por causa delas se tem um efeito inibidor das teorias totalitárias globais.No entanto as teorias globais fornecem instrumentos utilizáveis localmente, por exemplo a psicanálise e o marxismo
“Caráter local da critica: Uma produção teórica autônoma, não centralizada, isto é, que não tem a necessidade, para estabelecer sua validade, da concordância de um sistema comum” (pág. 169)
Com efeito terá o retorno do saber, durante estes últimos anos existe uma temática não mais associada ao saber .mas a vida, não mais ao conhecimento, mas ao real.
Saber dominado:
a) os conteúdos históricos que foram sepultados, mascarados em coerências funcionais podem surgir, pois a historia mostra a clivagem dos confrontos que a sistematização tem por objetivo mascarar.
b)Saberes desqualificados do doente, do enfermeiro, do medido paralelo e marginal do delinqüente, etc. pessoa que não tem um saber comum, um bom senso, mas ao contrário, um saber particular, regional, local, um saber diferencial incapaz de unanimidade e que so deve sua força a todos aqueles que o circundam.
Existe um saber erudito sem vida e um saber desqualificado das pessoas. A genealogia, consiste, provisoriamente, no acoplamento entre ambas, que permite a constituição um saber histórico das lutas e utilização deste saber nas táticas atuais.
Trata-se de