O que é sociologia
TRABALHO DE QUÍMICA
Professora Carla Macedo
Tema: Ciclos Geoquímicos
Aluna Natalie Cândida Oliveira
N°22 3°ano do Ensino Médio Osasco, 31 de outubro de 2012.
Introdução Os ciclos biogeoquímicos são nada mais do que os movimentos dos elementos e compostos essenciais á vida, como os da água, do carbono, do nitrogênio, do fósforo, das rochas e do oxigênio, que, por existirem em quantidade limitada no ambiente devem ser reciclados; o que torna obrigatória a troca recíproca¹ e permanente de elementos químicos entre os seres vivos (biocenose) e o meio ambiente (biótopo).
1° Recíproca: repetir a mesma coisa, nesse caso repetir o ciclo.
Ciclos geoquímicos
•Definição:
Ciclo: pois os elementos em estudo realizam uma volta, uma ciclagem.
Geoquímicos: Por envolver o meio ambiente e os seres vivos na troca de elementos químicos. A circulação de matéria, no ecossistema, possui uma diferença radical com a de energia. Enquanto que o fluxo de energia é unidirecional; o da matéria é cíclico, graças à ação dos decompositores que a torna disponível para os produtores. Trata-se de substâncias químicas (nutrientes) indispensáveis à síntese de matéria orgânica e ao funcionamento do organismo. Como existem em quantidade limitada no ambiente, devem, portanto, ser reciclados; o que torna obrigatória a troca recíproca e permanente de elementos químicos entre os seres vivos (biocenose) e o meio ambiente (biótopo).
• Alguns dos ciclos geoquímicos:
CICLO DA ÁGUA OU CICLO HIDROLÓGICO O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem às chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação).