o que é sincretismo religioso?
O sincretismo religioso é uma incorporação, é uma fusão de doutrinas religiosas de diversas origens, sincretismo é uma junção de concepções religiosas diferentes ou a influencia exercida por uma religião nas praticas das outra, é um movimento no qual um sistema de crenças absorve ou influência mudanças no outro.
O cristianismo fez isso com as religiões pagas da Europa, absorvendo e adaptando conceitos de acordo com os interesses da igreja.
Mais no caso do Brasil essa palavra estar mais associada as tradições religiosas de origem africana, para definir o caráter contraditório em relação ao catolicismo. No Brasil o sincretismo religioso é uma pratica bastante comum, tudo começou a partir da nossa colonização e da chegada dos negros trazidos como escravos da áfrica, porque a partir daí o território brasileiro passou a ser palco de 3 grandes tradições culturais, as dos índios nativos com suas crenças na natureza, ao dos africanos com os seus cultos afros, e do catolicismo trazidos pelos nossos colonizadores, esse foi um encontro marcado pela imposição da cultura europeia Às populações indígenas e africanas. A Igreja Católica, muito poderosa naquela época, exigia que os povos conquistados fossem catequizados e convertidos ao catolicismo.
Porque para viver nessa época o índio e o negro mesmo como escravo e mesmo depois de livre era indispensável q ele confessasse que era católico, por isso eles que cultuavam os seus deuses e tinham suas crenças religiosas bem firmes, dentro do Brasil diziam ser católico e se comportavam como católico,alem deles praticarem as suas crenças os rituais aos seus cultos aos ancestrais, e eles frequentavam os ritos católicos. Com isso os negros trouxeram da áfrica suas crenças e as adaptaram ao cristianismo regente no Brasil, eles utilizaram imagens de santos católicos, denominando-os com os nomes de seus Orixás mudando os nomes e imagem para continuarem adorando aos seus deuses. Com isso, os escravos cultuavam