O que é saúde
“Saúde é o completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência da doença”.
Esta é a definição teórica e técnica do que é saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde, porém quando falamos de saúde temos que considerar as implicações legais, sociais e também econômicas de saúde e doença. Pode-se dizer que este estado de saúde “ideal”, o qual é definido pela OMS, seja inatingível uma vez que não pode ser usado como meta pelos serviços de saúde. Entretanto, tal definição utópica é útil uma vez que pode servir como horizonte para os serviços de saúde, pois estimula a priorização das ações.
Assim com Kant, citado como o último grande filósofo, definia a Guerra como sendo a simples ausência da paz, Christopher Booser definiu em 1977 a saúde como sendo a ausência de doença, o que era uma definição “naturalista”. Em 1981 Leon Kass definiu a saúde como “o bem-funcionar de um organismo como um todo”, e a partir daí tais definições foram sendo adaptadas até chegar à definição usada hoje pela OMS.
Sendo assim, podemos concluir que para um indivíduo “possuir” saúde deverá o mesmo conquistar uma boa qualidade de vida, onde tenha tempo para o lazer e possa também cuidar da mente e do corpo, tendo também uma alimentação saudável e adequada. Portanto, não se torna fácil obter esta “saúde” que é vendida como estereótipo à sociedade. O QUE É PSICOLOGIA?
“A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta”. Hermann Ebbinghaus.
A psicologia é o estudo dos comportamentos e processos mentais, bem como de suas experiências subjetivas, ações e características de todo esse conjunto. Deste modo, a psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Embora alguns acreditem que a psicologia se restringe ao campo clinico, ou seja, tratando diretamente de pacientes com diagnósticos de doenças mentais e distúrbios emocionais e de personalidade, a