PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: MERENDA SAUDÁVEL PARA CRIANÇA
MERENDA SAUDÁVEL PARA CRIANÇA
Belo Horizonte
2012
PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL:
MERENDA SAUDÁVEL PARA CRIANÇA
Trabalho apresentado ao Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário UNA como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina de Tecnologia de Alimentos.
Orientação: Professora Cláudia Colamarco.
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 5
3 MATERIAL E MÉTODOS 5
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
6 CONCLUSÃO 13
6 REFERÊNCIAS 15
7 APÊNDICE 18
1 INTRODUÇÃO
A qualidade e a quantidade da alimentação consumidas nas escolas têm um importante papel na saúde e no bem estar dos alunos. As ofertas desses gêneros podem proporcionar a formação de hábitos alimentares, uma vez que estes indivíduos passam um período significativo de tempo dentro das escolas (FIRMO, 2010).
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem como objetivos a melhoria das condições nutricionais, a contribuição para a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis. Por este motivo busca o desenvolvimento de novos alimentos que contribuam para a promoção da saúde e concretização de um estado de segurança alimentar e nutricional para os alunos visando a sustentabilidade, praticidade e baixo custo (CUNHA, 2010).
A principal diferença entre as escolas de rede pública e privada está no fato de que hoje, nas particulares, não há um valor nutricional a ser cumprido, razão pela qual cada instituição tem a liberdade de defini-lo, uma vez que, diferentemente da realidade de boa parte dos frequentadores da escola pública, a refeição oferecida ao aluno da escola privada não é a única do dia (PASCHOA, 2010).
Diante das