AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA MERENDA ESCOLAR
1 Introdução
Diante da importância que possui o acompanhamento do que vem sendo distribuídos nas pré-escolas na forma de merenda escolar, o objetivo geral deste artigo é realizar uma avaliação qualitativa da merenda da unidade de ensino do pré-escolar Escola José Maciel Santos, considerando as variáveis: incidência de gênero e quantidade de produtos industrializados na composição desse cardápio. Para tanto se faz necessário pesquisar na literatura a importância da merenda no pré-escolar; entender segundo literatura no que consiste a avaliação qualitativa da merenda escolar; caracterizar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); descrever segundo a literatura especializada o que é, e porque é importante que a escola realize um planejamento dos cardápios que constituem a alimentação escolar.
Entende-se como importante o acompanhamento. Como se sabe, e a literatura é farta em expor, que são muitas as consequências de uma alimentação pobre em nutrientes para o desenvolvimento e fortalecimento da criança. Dessa forma este estudo se justifica por contribuir com a disseminação de informações sobre os ganhos para a criança de baixa renda, que tem na merenda escolar a oportunidade de se alimentar com o mínimo de nutrientes necessário para o seu fortalecimento.
O foco deste estudo não é apresentar a merenda escolar como a solução para a falta de comida nas casas das crianças que frequentam o pré-escolar, mas chamar a atenção das pessoas da importância de cobrar das escolas e dos gestores públicos, mais empenho em melhorar a qualidade da alimentação ofertada nos pré-escolares. Tem-se na avaliação qualitativa da merenda uma estratégia de medir e avaliar a existência de deficiência alimentar nos cardápios dessas instituições de ensino público.
Também existe o desejo de pesquisa sobre a importância da avaliação da qualitativa da merenda escolar, como forma de aumentar os conhecimentos pessoais no assunto e de