O que é religião
a) Características da Religião
1. Crença em seres sobrenaturais criadores do universo;
2. Distinção entre objetos sacros e profanos;
3. Ritos enfocados em objetos sagrados;
4. Código moral sancionado pelos deuses;
5. Sentimentos de temor reverente;
6. Oração e outras formas de comunicação;
7. Visão de mundo como um todo e o lugar que você ocupa;
8. Organização da vida do individuo baseada na visa acerca do mundo;
9. Grupo social unido por um mesmo pensamento religioso;
b) Teologia e religião
A Teologia pode ser definida como: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática, ou seja, é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das Suas relações para com o homem. Trata de tudo quanto se relaciona com Deus e com os propósitos divinos.
c) Qual é a conexão entre a teologia e a religião?
A palavra “Religião” vem da palavra latina “ligare” que significa “ligar”; religião representa as atividades que “ligam” o homem a Deus numa determinada relação.
A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. A teologia deve coexistir na verdadeira experiência cristã; porém, na prática, as vezes, se acham distanciadas, de tal maneira que é possível ser teólogo sem ser verdadeiramente cristão, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário. “Se conheces estas coisas, serás feliz se as observas”, é a mensagem de Deus ao teólogo. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm. 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.
d) O cristão e a religião
Para, nós, cristãos, a religião se dá no seguinte processo:
4. CONSERVADOR OU RADICAL?
É preciso fazer uma análise destes dois termos: conservador e radical, pois os mesmo servirão para uma melhor compreensão no estudo das seitas e religiões.