O QUE É RELIGIÃO
De
Filosofia
Professor: Ivo
Introdução
Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelecem os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais
O que é religião para:
- Kant: via na igreja uma instituição que levava a fuga da razão, um antro de perdição para a racionalidade do ser humano, a perdição completa no que diz respeito a verdadeira capacidade que o ser humano tem de pensar, a aniquilação completa de suas faculdades mentais, por uma instituição que explorava de maneira sutil, violenta e enganadora.
- Aristóteles: Não obstante esta concepção filosófica da divindade, Aristóteles admite a religião positiva do povo, até sem correção alguma. Explica e justifica a religião positiva, tradicional, mítica, como obra política para moralizar o povo, e como fruto da tendência humana para as representações antropomórficas; e não diz que ela teria um fundamento racional na verdade filosófica da existência da divindade, a que o homem se teria facilmente elevado através do espetáculo da ordem celeste.
- Rousseau: O que mais importava para Rousseau era a paz entre os homens. Por isso ele não dispensava a religião como um meio de unir os membros da sociedade. A religião, portanto, tinha para ele papel secundário. Rousseau não se importava tanto com o conteúdo das diversas religiões, desde que elas colaborassem para manter a paz social. A religião para Rousseau é ecumênica, pois a tolerância das crenças é fundamental para o seu projeto político.
- Montaigne: Não está interessado em dar respostas apriorístico tem certa reserva em relação a misticismos e crenças. É de notar certo alheamento em relação ao Cristianismo e às lutas de religião que se vivia em França na época. Fez com que o próprio pensamento humano encontrasse uma forma mais legítima de abordar o real. A verdade absoluta deixa de estar ao alcance do homem, sendo doravante, possível tão