História do Videoclipe
Breve resumo.
Este artigo busca traçar uma breve história do videoclipe através. Em seguida, na busca de produção de sentido e de uma concepção geral deste gênero audiovisual foi proposta uma conceituação do videoclipe com análise histórica e interpretativa. Depois da revisão bibliográfica infere-se que o videoclipe é multifacetado e evidencia a tendência contemporânea de transformação da forma de consumo musical diante da constante evolução das tecnologias de produção e circulação de bens simbólicos.
Ao fazer um breve histórico do videoclipe, buscou mais especificamente narrar as condições de emergência do videoclipe como gênero audiovisual e fazer um mapa mínimo das concepções mais gerais que permitam verificar aproximações e diferenças na definição do que é videoclipe na busca da produção de sentido.
Para realizar tais metas, empreendemos pesquisa bibliográfica, com base nos ainda poucos livros produzidos sobre o tema, o que consideramos como fator determinante para a realização desta empreitada. Como procedimento metódico, propusemos uma análise histórica e interpretativa para contar o que, a nosso ver, se configura como uma breve história do videoclipe. A tentativa de classificação do gênero em subgêneros torna-se difícil, quando não insuficiente, principalmente pelo fato de se tratar de um campo próprio para experimentações. Este artigo se enquadraria como história do audiovisual, modelo teórico da comunicação como ciência da cultura, no campo maior das Ciências da Comunicação, buscou sistematizar dados sobre o gênero videoclipe. A produção de videoclipe é um campo de trabalho que oferece inúmeras possibilidades de atuação profissional, evidenciando a forte relação entre o campo da comunicação e o campo do trabalho, o que a nosso ver evidencia a relevância desta interface.
“O videoclipe é importante para a compreensão da cultura contemporânea (...); o videoclipe sintetiza o contemporâneo na sua aproximação da indústria