O que é questão Social
Orientadores: Sérgio Goes, Giane Albiazzetti, Marcia Bastos e Rosane Malvezzi
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho venho relatar as diversas expressões e contornos da chamada questão social, que desde as décadas passada vem se alastrando e ganhando ajuda em sua luta na garantia dos direitos democráticos e universais dos cidadãos.
Nos últimos anos, as crises dos padrões produtivos, da gestão do trabalho e as recentes transformações societárias têm repercutido diretamente nas políticas públicas de proteção social.
Mostraremos também algumas considerações acerca da Questão Social e das formas diferenciadas como ela vem se expressando. Desta forma, analisaremos como a mesma vem adquirindo novas configurações no decorrer do percurso histórico.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social surge da emergência da Questão Social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o Capital e o Trabalho. Surge com a ascensão da sociedade burguesa, no século XIX.
A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de Carvalho em Iamamoto na seguinte afirmação.
“A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da