Racionalismo
O que é o Racionalismo?
O Racionalismo considera que o único instrumento adequado ao conhecimento verdadeiro é a razão: é ela que fornece as ideias normativas (que seguem aquilo que é regra) e os princípios por meio dos quais conhecemos; Defende a existência de ideias inatas; é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori,ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.
René Descartes
René Descartes Nasceu na França em 1596. Foi filósofo e matemático; fundador da Filosofia moderna. Dá importância à Gnosiologia (Teoria do Conhecimento) Procurou construir um sistema cientifico de bases princípios firmes e indubitáveis, que contrariasse oceticismmo reinante na sua época para isso, inspirou-se no modelo do saber matemático,entendendo que a ciência deveria ter um fundamento metafísico, a partir do qual os restantes conhecimentos seriam deduzidos com rigor e ordem. Faleceu na Suécia, em 1650.
Racionalismo de Descartes
Racionalismo de Descartes Descartes diz que adquiriu muitas falsas conceções, as crenças que constituíam o conhecimento dominante na sua época que lhe foram transmitidas e as opiniões que formou com base nos sentidos. A sua intenção é começar tudo de novo desde os fundamentos , ou seja, Descartes pretende submeter o saber da sua época a um exame radical, não aceitando como verdadeiro nada que não reconheça como sendo verdadeiro.
Objetivo de Descartes
O objetivo fundamental do pensamento de Descartes é uma profunda reforma do conhecimento humano. Apesar de haver conhecimentos verdadeiros, estes assentam em alicerces frágeis porque as bases do edifício do saber são conhecimentos duvidosos ou falsos. Assim, a fundamentação do saber e a sua ordenação são as duas exigências essenciais da crítica cartesiana a respeito do saber tradicional.