O que é, quanto vale ou é por quilo
A empresa MJT LTDA vem por meio desta formalizar proposta de monitoramento sistemático de qualidade de água do Complexo Lagunar de Jacarepaguá.
Sendo verificada a necessidade de monitoramento mensalmente , dependendo da necessidade os pontos pode ser aumentos e a freqüência das análises também.
Pontos a serem analisados:
Canais:
1. Canal do Joá – 1 ponto de coleta
2. Canal do Marapendi – 1 ponto de coleta
3. Canal das Taxas -1 ponto de coleta
4. Canal do Rio Morto- 1 ponto de coleta
Lagoas:
1- Lagoa de Jacarepagua, 2 pontos de coleta
2- Lagoa de Marapendi, 3 pontos de coleta
3- Lagoa Camorim, 2 pontos de coleta
4- Lagoa da Tijuca, 2 pontos de coleta
Ligação dos canais com as praias serão analisados a balneabilidade e termotolerantes (coliformes fecais)
Nas lagoas serão analisados: DBO, DQO, oxigênio dissolvido, pH, temperatura, nitrogêneo. Termotolerantes.
Analisando montante e jusante em ambos.
São analisados os principais indicadores físicos e químicos de qualidade de água, bem como a comunidade fitoplanctônica quanto à sua composição quantitativa e qualitativa. De acordo com esses resultados, são também realizados testes semi-quantitativos para detecção de toxinas de cianobactérias (Microcystis aeruginosa) na água, e feitas análises em sedimentos. Ressalta-se que o monitoramento realizado no Complexo Lagunar pode ser intensificado em função de ocorrências eventuais que alterem a qualidade de suas águas, em especial durante o verão.
Na bacia contribuinte do complexo lagunar são amostrados 11 rios, com freqüência trimestral para análise de parâmetros físicos e químicos de qualidade de água e de sedimentos.
Devida a ação antrópica (ação humana) são lançados vários detritos e dejetos nos rios contribuindo assim para sua contaminação e assoeramento do mesmo gerando impacto negativo com despejos de origem domestica acelerando assim o processo de eutrofização desses corpos d ‘água .
O complexo laguna de Jacarepaguá