Fibra Óptica
Com o avanço da tecnologia os cabos de metal foram substituídos por cabos de fibra óptica. A fibra óptica é um fio de vidro transparente e muito fino, tendo diâmetro aproximadamente de 0,5mm, semelhante a um fio de cabelo. Ele possui estrutura cilíndrica e é dividido em duas partes: núcleo e casca, onde o núcleo é a região central e a casca é a região que envolve o núcleo.
O índice de refração do vidro é tal que um raio que penetra por uma extremidade caminha pelo núcleo da fibra sofrendo reflexões totais em suas paredes, até chegar à outra extremidade.
Os cabos de fibra óptica possuem várias vantagens em relação aos cabos metálicos:
* Matéria-prima abundante;
* Maior capacidade de transmissão de informações;
* Não sofre interferências de ondas eletromagnéticas;
* Como esses fios são feitos de vidro, eles não corroem e não oxidam como os fios metálicos;
* Pequeno tamanho e peso.
Também possuem suas desvantagens:
*Custo ainda elevado de compra e manutenção;
*Fragilidade das fibras ópticas sem encapsulamento;
*Dificuldade de conexões das fibras ópticas;
*Acopladores tipo T com perdas muito grandes;
*Impossibilidade de alimentação remota de repetidores;
*Falta de padronização dos componentes ópticos.
Uma característica importante que torna a fibra óptica indispensável em muitas aplicações é o fato de não ser suscetível à interferência eletromagnética, pela razão de que não transmite pulsos elétricos, como ocorre com outros meios de transmissão que empregam os fios metálicos, como o cobre. Podemos encontrar aplicações do uso de fibra óptica na medicina (endoscopias, por exemplo) como também em telecomunicações (principalmente internet) em substituição aos fios de cobre.
Apesar de serem de vidro, as fibras ópticas são bem flexíveis.
Uma das aplicações da fibra óptica é na construção de instrumentos médicos que permitem a observação de determinados órgãos (endoscópio). Também são utilizados como cabos de internet, podendo atingir