O QUE É PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO
1 Introdução. 3
2 Desenvolvimento. 4
3 Considerações finais. 7 REFERÊNCIAS 8
1 Introdução.
O termo pedagogia sempre foi referenciado ao um curso onde preparava o indivíduo para cuidar de crianças. O conceito tem relação ao escravo que levava as crianças à escola. O pedagogo era apenas um guia para a criança, pois sua função era colocar a criança no caminho da escola e na direção do saber. Com o passar dos tempos, a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente humano. “A pedagogia se ocupa, de fato, com a formação escolar da criança, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante.” (Libâneo 2001). A partir do conceito de três filósofos Dewey, Durkheim e Herbart, que com suas concepções tentaram definir pedagogia, ele ofereceu uma compreensão resumida, concluindo que pedagogia significa “teoria da educação”.
A ideologia do educar está no planejar, ensinar, divertir e despertar o gosto pelo saber mais. Atrair os alunos para conhecer coisas novas, buscar sentido em cada atividade, em cada conteúdo apresentado, ou seja, dentre todos os ideais estão a criatividade, a iniciativa, a organização (tanto metal, como comportamental), a perseverança e a auto-estima elevada. Fatores que nos tornam pessoas saudáveis, antes de tudo.
A Educação tem como finalidade aprimorar o homem em sua cultura, ela envolve o educador, o educando e o conhecimento. A educação não é padronizada, pois existem vários modelos de educação, todas priorizam as necessidades de cada comunidade, sociedade ou país. O indivíduo que educa foi um dia educado e o conhecimento que ele adquiriu passa a ser transmitido. A pedagogia se uniu a educação e juntas tira o indivíduo