classificação, tesauros e terminologia
Dentro das relações entre conceitos, existem 5 relações e uma delas é a relação lógica (tipo de), que possui características comuns que são logicamente possíveis. Descreve estas relações e fale sobre suas aplicações.
As relações lógicas possuem cinco relações entre elas, que podemos nomeá-las como: identidade, implicação, intersecção, disjunção e negação.
Identidade: Os elementos possuem as mesmas características entre si. Ex.: A(x,x,x) B(x,x,x).
Implicação: Os conceitos de A estão contidos nos conceitos de B. Ex.: A(x,x) B(x,x,x).
Intersecção: Os dois conceitos coincidem em algum elemento. Ex.: A(x,x,o) B(x,o,o).
Disjunção: Não possuem nenhuma característica comum, os conceitos se excluem mutualmente. Ex.: A(x,x,x) B(o,o,o).
Negação: O conceito de um elemento inclui uma característica cuja a negação se encontra no elemento do outro. Ex.: A(x,x,o) B(o,x,o).
Com a ajuda destas ferramentas da relação lógica (tipo de), é possível criar “comparações” entre os conceitos, afim de organiza-los, não somente nos sistemas classificatórios como também nos tesauros.
Texto: Classificação, tesauros e terminologia.
Descreva sobre a teoria geral da terminologia e suas características.
A teoria geral da terminologia (TGT) foi pensada e criada por, Wuster, um engenheiro austríaco, afim de ajudar nos contratos de trocas internacionais e relações comerciais, para isto o engenheiro precisava desenvolver uma terminologia bem estabelecida, que fosse entendida por todos.
A TGT é um método indutivo, que consegue estruturar cadeias e renques porém sem o alcance do todo. A atividade terminológica trata fundamentalmente de conceitos e sua sistematização; que tem início no conceito e termina no termo e os termos de uma área de assunto específico se relacionam como um sistema. Importante destacar, que na TGT os conceitos se relacionam de forma lógica e ontológica.